sexta-feira, 29 de julho de 2011

História de Colatina - TENTATIVA DE COLONIZAÇÃO


Linhares e toda a região do vale do Rio Doce, em território capixaba, estavam ainda subordinadas, politicamente, ao município de Reis Magos, hoje Nova Almeida (município da Serra). Somente em 17 de março de 1827 foi concedida a Linhares uma área de terra para a constituição de seu patrimônio.
A 2 de abril de 1833, O Conselho da Província elevava a Freguesia de Linhares à categoria de Vila. Em 22 de agosto de 1833, foi empossada a Câmara Municipal de Linhares perante a de Reis Magos, realizando então sua primeira sessão. Data daí o início da vida político-administrativa de Linhares - município que abrangia extensa área do Baixo Rio Doce, até às divisas com Minas Gerais, penetrando ao norte até ao município de São Mateus. O atual território do município de Colatina, portanto, estava totalmente incluído nessa área.
Em 1832 começou a navegação no Rio Doce, com os vapores. Com a intensificação do movimento comercial pelo Rio Doce, entre Regência Augusta e o Porto do Souza, e estímulos oficiais, com maior povoamento nos extremos da linha, o interesse pela colonização da região intermediária surgiu alguns anos depois: a região onde se plantaria a futura cidade de Colatina seria palco da primeira tentativa de colonização organizada.
Em 1857, o engenheiro Nicolau Rodrigues dos Santos França Leite demarcou uma extensa área entre as barras dos rios São João e Pancas, dividindo-a em lotes nos quais instalaria colonos estrangeiros. Chamou sua colônia de Francilvânia _ nome que alguns chamavam Transilvânia e que acreditam ser a origem do atual bairro São Silvano, de Colatina, que fica do lado Norte da cidade. Trouxe no mesmo ano, portugueses, franceses e alemães para morar na colônia para trabalhar na agricultura. Mas as dificuldades com a região, o enfrentamento com os índios, as doenças tropicais e o clima não fizeram durar a colônia mais que três anos. As propriedades foram destruídas e as famílias massacradas pelos índios. E aí foi adiado o povoamento na região. Mas acredita-se que algum remanescente da colônia sobreviveu.
Entre 1861 e 1865, houve nova tentativa de colonização das terras em Baixo Guandu, que como Colatina também pertencia a Linhares. Cerca de 400 colonos norte-americanos, fugindo da Guerra da Secessão de seu país, foram instalados, mas não ficaram por muito tempo, pois também não se adaptaram à região. E o território continuava sem povoamento, à espera de uma onde pioneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário