quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pontos turisticos de Colatina - IGREJA NOSSA SENHORA AUXILIADORA


A atual igreja católica Nossa Senhora Auxiliadora, situada no bairro Colatina Velha, foi construída na década de 50 no mesmo lugar da outra, que foi a primeira do município de Colatina, construída no século IX, com a frente virada para o Rio Doce, e demolida por estar em situações precárias.
A imagem da santa foi buscada em Vitória para o altar da primeira igreja, que foi muito danificada pelas constantes explosões de pedras feitas para a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, na época da mudança dos trilhos da Avenida das Nações para a Rua Pedro Epichin, o que tornou necessária a construção da atual.
O primeiro responsável foi Frei José D´Alatre e a primeira missa campal foi rezada pelo padre italiano Antonio Betramela, por volta de 1889. Também teve à frente no passado, frei Angélico.
O construtor da igreja atual foi Albino Gaiver. Ele fez o projeto e começou a construção com a ajuda dos presidiários, mas não chegou a terminar as obras. Coube a Vadico Rodrigues continuar, e mais tarde a Irmandade das Filhas de Maria, a Congregação Mariana.
Tempos depois, a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora foi levada para a igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus, hoje Catedral de Colatina. A imagem foi trocada por uma de São Sebastião e a igreja passou então a ter o nome do santo. Os religiosos do bairro reivindicaram de volta a estátua e só assim a igreja voltou a ser chamada pelo nome original, Nossa Senhora Auxiliadora.
Frei Lourenço foi apontado como quem havia levado a estátua da santa para a matriz para uma festa, e outro padre missionário devolveu a imagem, após oito anos de tentativas e pedidos de devolução. Antigos moradores contam que na época aconteciam muitas procissões e festas e até o Corpo de Bombeiros de Vitória vinha a Colatina para carregar a estátua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário